sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

















"Homens e Mulheres perante o outro são para os olhos e o coração, não apenas para a cama."

Provérbio Tuareg

Temperos



Coentro, açafrão, cominho, pimenta, gengibre, noz-moscada, canela, funcho, harissa, páprica e cúrcuma são alguns dos temperos usados na mesa marroquina. Muitas dessas plantas aromáticas têm virtudes medicinais, e o herborismo é uma arte respeitada no país. Em qualquer souk encontram-se pirâmides de temperos e de ervas.

Cozinha marroquina






















A cozinha marroquina é assunto de mulheres, e as receitas são transmitidas de mãe para filha. Graças à cana-de-açúcar importada da Índia e ao mel, os amantes da boa mesa podem degustar uma infinidade de iguarias. A base da pâtisserie marroquina é feita de amêndoas, nozes, passas, figos e tâmaras secas.

Uma refeição tradicional não é considerada completa se não houver frutas e doces. As sobremesas mais conhecidas são: o beghrir, um crepe de sêmola, farinha e leite que é servido quente com mel e manteiga; a torta de sêmola com amêndoas; os briouats, pastéis recheados de amêndoas, açúcar e flor de laranjeira; e os chebakyas, espirais de massa frita com mel e gergelim, canela e açafrão.

Já os cornes de gazelle são feitos com uma massa à base de amêndoas e açúcar salpicado. E os populares beignets --a versão marroquina do nosso biscoito frito-- podem ser encontrados em qualquer esquina.




















Uma lenda árabe conta que uma tamareira nasceu da mesma folha com que Deus criou Adão.






















A agulha veste os outros mas vive nua.

provérbio marroquino

.

A estrela da bandeira do Marrocos





















Ela é símbolo de saúde, sabedoria e paz.

.

Bebidas























Além do chá de menta, o café é muito apreciado. Servido em copos de vidro, o café puro chama-se qahwa kabla, e o com leite, noss noss. Entre as bebidas frescas, destaque para suco de laranja e leite de amêndoas. Leite de banana, suco de maçã e de romã também são populares.

Você deve se lembrar de que está em um país islâmico, e que a venda de bebidas alcoólicas é proibida no período do Ramadã e após às 19h30. Os turistas podem consumir cerveja e vinho, mas com moderação. As cervejas marroquinas mais populares são a Flag Speciale, de Tânger e a Stork, de Casablanca.

Quanto aos vinhos, Marrocos os produz desde os tempos romanos. Na época do Protetorado, os franceses encorajaram a produção local. O país tem três zonas vinícolas: ao noroeste, perto de Oujda; na região de Fez e Meknes; e na região de Rabat à Casablanca.

Chá


























Bebemos chá para esquecer o barulho do mundo, diz um provérbio de origem desconhecida.
Reza a lenda que Marrocos é um país que só levanta o véu a quem doa seu tempo ao ritual de preparação do chá.

Os marroquinos adicionam folhas de menta fresca ao chá. No inverno quando a menta é rara, ele é preparado com chiba (absinto).
Símbolo de hospitalidade, o chá nunca deve ser recusado. Ele é preparado na frente dos convidados pelo proprietário da casa, e, na sua ausência, por sua mulher ou a pessoa mais idosa. Antes de ser servido, o chá deve ser provado e julgado perfeito.



«Deus criou o mar para que o Homem pudesse viver e criou o deserto para que o Homem pudesse descobrir a sua alma.»

Provérbio Tuareg


























"Ler livros remove tristezas do coração."

Provérbio marroquino