sábado, 4 de outubro de 2008

Dança dos 7 véus



Dança que simboliza a descida da mulher ao seu mundo interior em sua busca por desvendar os mistérios da espiritualidade. Está associada ao mito da deusa Inana/Ishtar, que desceu ao mundo avernal em busca de sua sombra. Por cada um dos sete portais por onde passava, a deusa deixava cair um dos véus como representação de seus atributos: beleza, amor, saúde, fertilidade, poder, magia e o domínio sobre as estações do ano. Esta dança também era realizada pelas sacerdotisas em honra à deusa Ísis.

Os sete véus representam os sete graus de iniciação, os sete chakras corporais, as sete cores do arco-íris e os sete planetas. A bailarina inicia a dança com os sete véus ornando seu corpo e vai retirando um a um, simbolizando a abertura de cada chacra (deve iniciar pelo chacra coronário e finalizar no chacra da raiz).

A retirada de cada véu também representa o despertar da consciência e a evolução espiritual. As cores dos véus devem representar as cores dos chakras: vermelho (chacra da raiz), laranja (chacra umbilical), amarelo (Plexo solar), verde ou rosa (chacra do coração), azul (chacra laríngeo), lilás (chacra frontal), branco/dourado/prateado (chacra coronário). Por baixo dos véus, a bailarina deve trajar roupa de cor clara, preferencialmente branca ou lilás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário